"Messi Que Un Club", inexplicável!

Bom, esperei 2 dias pra escrever esse post. Tive tempo de ver opiniões de vários jornalistas, seja os mais apaixonados por futebol até os mais céticos. Ouvi opiniões de torcedores santistas e muita zoação dos rivais (inclusive a minha, pois sou torcedor). 
Falar do jogo, do barcelona, dos 4x0, pra quem acompanha o Barcelona como eu, não era novidade ver o show de domingo, seus 71 % de pose de bola, só surpreendeu quem não o conhecia. E agora o conhece bem. Sabendo disso, nunca achei que o Santos tivesse chances de vencer,não por demérito do time santista, mas pelo que o Barça joa desde 2009, e ada vez se aprimora. Que após sair perdendo em Madrid pro seu maior rival com 20 segundos de jogo, virou o jogo e poderia ter goleado. 
Esse Real Madrid que hoje vejo como o único time que pode parar o Barça, mas que nesse ano em 7 jogos só venceu 1, a final da Copa do Rei. E Tem um dos melhores técnicos do mundo, que á conseguiu eliminar esse Barça numa semifinal de Liga dos Campeões pela Inter de Milão. Nem assim se para o Barça.
O mais engraçado de tudo isso, é que se o Santos vencesse, mesmo com uma retranca, com gol de bola parada, tomando sufoco do Barça o jogo inteiro, mas sendo campeão, ninguém entraria no maior fato que vem sendo comentado: porque o futebol brasileiro caiu anto em qualidade, e um time que se inspira na essência do futebol brasileiro domina o mundo sem ter um concorrente à altura?
Um dos primeiros posts que escrevi era porque a qualidade do futebol brasileiro de 2000 pra cá caiu tanto, pois quando comecei a ver futebol vários excelentes jogadores jogavam aqui no Brasil, com vários times grandes se degladiando por títulos, além desses jogadores serem poucos chamados pra Seleção,poi tinham melhores na Europa. Vi que isso é um erro das categorias de base dos times e dos professores de Educação Física,assim como eu. Professores que não ensinam mais o fundamento básico do futebol que é o passe, a fazer o menino de 10 anos aprender a chutar com as 2 pernas, não dar chutão, jogar limpo, sem precisar de catimba e violência E o principal:sem vaidade. Se o astro do time precisar marcar o lateral do time adversário, ele tem que fazer com vontade,sem criticar técnico ou fazer corpo mole.
E isso o Messi faz. Muitos quiseram já fazer do Neymar o Melhor do Mundo, melhor que Messi, sendo que ele nunca enfrentou direito os melhores marcadores do mundo e os melhores times do mundo. E foi com muita paparicação em cima de torcida e jornalista, além de má preparação psicológica que Robinho, Diego, Ronaldinho Gaúcho,Adriano que poderiam se ídolos, e não passaram de promessa. E juntando tudo isso, os técnicos não tem qualidade pra colocar no time, resta retrancar.E assim o futebol brasileiro se perdeu. E a Seleção foi na mesma balada.
O Barça teve 9 jogadores da base no jogo em cetos momentos, há 20 anos mudou o jeito das categorias de base, e pregou que ali se jogaria bonito, mesmo que os resultados demorassem a chegar. E hoje, com o melhor técnico do mundo Pep Guardiola, que além de conhecer  todas as peças do elenco e mudou alguns conceitos no profissional, mostra pro mundo um time que pra mim já é o Melhor que vi na vida.
Que tem um Xavi, Iniesta, Busquets,Puyol Piqué fantásticos, além de um Gênio chamado Messi. Que não precisa de marketing, supervalorização de imprensa. Seu marketing é dentro de campo, jogando coletivo, e mostrando o grande diferencial do Barça: Entrosamento. Aliado a esse entrosamento,uma vontade louca de ganhar tudo e  uma variação ta'tica incrível.
O Santos perder foi normal, talvez a maneira como jogou poderia ser melhor,mas o resultado seria o mesmo ou bem parecido com os 4x0. Agora,se querem que aqui no Brasil tenha um Barcelona, saibam que isso vai levar tempo, ter as peças certas e mudar toda uma mentalidade que vem sendo pregada há um bom tempo. Dá para mudar,a Espanha é um exemplo disso nos times campeões sub-17,sub-18,sub-20,sub21 e que chegam a Seleção principal e fazem o que fizeram em 2010.
Mas chegar no nível do Barcelona vai ser muito difícil, sira impossível. Ainda mais com Messi, o melhor jogador do mundo, um cara que tem tudo pra superar,dos jogadores que vi, Zidane, Ronaldo, Romário, além de superar Maradona,Zico,entre tantos outros, pois o que ele joga é inexplicável.Se o slogan que se prega do Barcelona é "Més que un Club", logo mudará para "Messi que un Club", tal a importância dele nesse time. 
Ao Santos parabéns,fez história também, com um Craque chamado Neymar, que mesmo estando abaixo do Messi, não é demérito nenhum. Talvez a preparação poderia ter sido melhor,com mais reforços e praticando a forma de jogar no Mundial no Brasileirão? Poderia. Mas nós estamos falando do Barcelona,o time que joga futebol um nível acima de todos os outros times do mundo. Ao Santos cabe saber que se chegou em uma final para enfrentar o Barça, já se torna, mesmo por um campeonato, por pouco tempo, o melhor time do Mundo. Pois o Barcelona já não é Mundial, é um nível acima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana