Os Opostos: Fluminense campeão e Palmeiras novamente rebaixado


Um time sólido e excepcional: esses 2 adjetivos resumem bem o time do Fluminense, o Campeão do Brasileirão de 2012 com 3 rodadas de antecedência.
Méritos de se manter a base do time campeão em 2010, que ano passado fez um grande segundo turno, e na Libertadores desse ano bateu na trave, sendo eliminado pelo Boca aos 45 do segundo tempo no Engenhão. Além disso, esse time tem muito a mão de Abel Braga.
Um técnico que é campeão da Libertadores e Mundial com o Internacional, mas mesmo assim não é valorizado, seja por seu jeitão, ou por não ter dirigido times grandes de São Paulo. Mas assim como no Inter, os títulos vieram muito por causa dele. Apesar de em muitas rodadas ter retrancado muito o time após estar na frente do placar (assim como Tite no Corinthians ano passado), conseguiu tirar o melhor dos seus jogadores.
Desde o ano passado,quando chegou no inicio do Brasileirão, mostrou que se tivesse chegado no inicio de 2011, iria brigar com Corinthians e Vasco pelo titulo. Na Libertadores, chegou a ganhar do Boca na La Bombonera na primeira fase, e pelas muitas lesões e pelo azar de um gol no final do jogo, não foi para as semifinais. Mas essa eliminação fez com que o time se focasse no Brasileirão 2012 e evoluísse a cada rodada, ate passar o Atlético-MG e chegar a ser campeão com apenas 3 derrotas (a quarta foi nesse domingo para o Cruzeiro, o jogo da taça).
O 4-2-3-1 de Abel fez com que a proteção a zaga, ponto fraco do time, não fosse um grande problema. E seu ataque, funcionasse com eficiência mortal. Abel tem muito mérito nisso.
E se a zaga era vencida, apareceu um goleiro que fez um campeonato excepcional: Diego Cavalieri. Para mim, o craque do campeonato, Cavalieri, teve atuações inacreditáveis, que faziam os rivais pelo titulo, desanimarem a cada jogo. Praticamente em todos os jogos do Flu, teve uma grande defesa de Cavalieri. Tais atuações, enfim, o credenciaram a ser convocado merecidamente pra Seleção. Além dele, Fred fez o que sabe: gols. Sem sofrer com lesões e pensando na sua carreira e menos na vida noturna, foi o craque que o Flu precisava, e seus gols decisivos foram determinantes pro time. Tanto que fez até Mano Menezes lhe dar uma nova oportunidade. Basta aproveitar, pois só depende dele ser o camisa 9 em 2014.
Além deles, Jean, Wellington Nem, Carlinhos e Bruno fizeram essa estrutura funcionar muito bem.
Agora é comemorar o título e se preparar pra 2013. Que promete e muito pro Flu.

Meu ultimo post foi em setembro, quando a situação do Palmeiras já estava ruim,mas havia tempo de se recuperar. Ano passado fiz outro sobre a falta de títulos e o quanto o clube havia se apequenado. Nem vou falar muito o porquê do time ter caído pra Série B. Um time que tem 20 derrotas em 36 jogos, não merece que se analise o que passou. Se a culpa foi da diretoria, Felipão, Valdívia, o time inteiro, agora pouco importa. O que vale é se planejar e se preparar pra 2013.
Montar um time com foco na Série B é o que se precisa. E a Libertadores pode ajudar. Se não quer dar vexame, dessa vez na libertadores, um elenco de nível tem de ser montado. Se isso acontecer, a Série B será consequência, e o acesso estará bem encaminhado. Caso contrário, mai sofrimento virá, pois a segunda divisão hoje não é mais como em 2003. O nível melhorou, e o Palmeiras não terá sua casa, ponto forte em 2003.
Além disso, cabe a toda diretoria do Palmeiras se unir em prol do clube, e não dos seus interesses.
É juntar as forças, adiantar de janeiro pra dezembro as eleições, e mesmo que de fachada, passar por esse 2013 sem intrigas que fazem mal ao próprio clube. Focar em voltar à elite e reerguer o Palmeiras, deve ser o único pensamento.
Aliás, falta a quem comanda sempre pensar no Palmeiras e no bem dele. Amadorismo se reflete em rebaixamento. A queda é ruim pro futebol, pra São Paulo, pro campeonato, mas, principalmente pro próprio Palmeiras. Que dessa vez, volte não brigando na melhor das temporadas por G4, mas sim seja protagonista de títulos. E que esses não iludam todos do clube, como foi na Copa do Brasil desse ano.
E que a torcida abrace esse time novamente, e que confie num futuro melhor, mas que cobre também. Só assim o time que se diz O Campeão do Século XX, deixar de ser a Vergonha do Século XXI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana