Enfim, Campeão!


Em 1 semana, dois times grandioso puderam enfim soltar o grito de campeão! O Corinthians, enfim pode gritar Campeão da Libertadores, e o Palmeiras, comemorar o primeiro título de expressão no século ao se sagrar campeão da Copa do Brasil!
O Corinthians fez uma campanha irretocável, é campeão invicto, em 14 jogos feito que será muito difícil alguém repetir. Superou seus traumas, times grandes, times ate melhores do que ele superou Neymar e Cia. os atuais campeões da Libertadores, e conquistaram o título merecidíssimo em cima do temido Boca Juniors.
No joga na La Bombonera, um jogo de xadrez, até que o Boca fez 1x0. Mas a sorte de campeão estava tão ao lado do Tião que nesse lance, o juiz poderia dar pênalti, expulsar Chicão e acabar com o sonho do titulo. Mas tudo conspirava a favor. Tanto que Romarinho depois de linda jogada de Emerson e Paulinho, em seu primeiro toque na bola na Libertadores empatou o jogo. E nos acréscimos a sorte corinthiana apareceu mais uma vez, quando Viatri cabeceou no travessão e no rebote sem goleiro, Cvitanich não conseguiu fazer o gol. Empate com sabor de vitória. 
A quarta-feira de 04 de julho, dia da Independência dos EUA amanheceu com o cima diferente em todo Brasil. Um dia de muita ansiedade, de confiança, medo, alegria, nervosismo. Não se respirava nada além de Corinthians, seja pros torcedores a favor ou contra. O primeiro tempo foi igual ao da La Bombonera, sem muitos lances de perigo.
Mas aos 8 minutos, o corinthiano começou a se libertar. Após bate-rebate na área, Danilo deu um indo toque a La Sócrates para Emerson, que dominou no peito e estufou as redes: 1x0. O Boca não reagia, Riquelme, o astro que anunciou sua despedida do time Xeneize, nada criou. E em jogada treinada por Tite, o Corinthians pressionou a saída de bola argentina, Schiavi tocou errado e Emerson, do meio campo disparou. E com ele levava todos os mais de 30 milhões de corações corinthianos. E com um toque no canto (como Diego Souza não fez), aos 28 minutos, o Sheik das Américas explodiu a Fiel e fez o grito de campeão ficar bem mais perto.
Parecia que dai pra frente, o corintiano revivia todas as eliminações no torneio, da dor, da frustração, das gozações que já ouviu, e a cada minuto que passava, era como se houvesse uma libertação, como se tirasse toneladas das costas. Ao mesmo que ficava ao perto o titulo, parecia não ser verdade. Mas era. E com muito mérito. A imagem de Alessandro levantando a taça, de Tite dando a volta olímpica, a festa no Pacaembu, no Anhembi, em todas as cidades onde há um corinthiano, vai ficar na memória eternamente. A quinta-feira se tornou feriado, e até agora, parece que a ficha não caiu para o corinthiano. Mas agora ele pode gritar com todo orgulho: Campeão da Libertadores. E invicto! E em dezembro, a Fiel promete invadir o Japão, com vários pacotes já comprados nas agências de forma bem antecipada. Se tudo ocorrer como planejado, a finas será contra o Chelsea, que ainda contrata jogadores e monta seu elenco. Mesmo acontece com Corinthians, que perdeu Leandro Castán para a Roma e Willian para o Metalist, além de Ramon emprestado para o Flamengo, e Gilsinho vendido para o Sport. Alex e Pauinho podem sair, Guerrero e Martinez muito perto de chegar. Comas contratações corretas, essa fina do Mundial de Clubes da Fifa promete!

Enquanto boa parte da cidade comemorava no dia, no dia 11 outra grande torcida vivia uma sensação parecida com a corinthiana. Sem ganhar um titulo nacional desde 2000, a vontade de gritar campeão do palmeiras e sua torcida era imensa. Beneficiado por ter uma Copa do Brasil sem 6 grandes times que estavam na Libertadores, e jogando ao velho estilo Felipão, com uma forma bem copeira, o Verdão foi passando por times fáceis,médios e grandes, em meia a crises, lesões, desconfianças.
Chegou à semi contra o Grêmio, e com um surpreendente 2x0 em pleno Olímpico no jogo de ida, praticamente cravou sua ida a final. O rival da finalíssima era o Coritiba, que havia eliminado o São Paulo. O time paranaense chegava a sua segunda final seguida, e jogando um grande futebol na competição.
Mas assim como contra o Grêmio, o Palmeiras conseguiu resolver o confronto no jogo de ida. Dessa vez em casa, na Arena Barueri, mesmo sofrendo grande pressão do Coxa, que perdeu vários gols, converteu em cobrança de pênalti de Valdivia e de cabeça com Thiago Heleno após cobrança de falta de Marcos Assunção os gols que deixariam a taça nas mãos.
No Green Hell, o Couto Pereira inflamou o Coxa, que sufocou nos primeiros minutos do jogo,mas o Palmeiras logo tomou conta do jogo e chegou com perigo. O 0x0 no intervalo antevia que teríamos um segundo tempo melhor,principalmente pelo fato do Coxa ter que sair pro jogo. Em cobrança de falta, Ayrton fez belo gol e inflamou a torcida. Mas pouco tempo depois, o gol do título. Marcos Assunção sempre ele, cobrou falta e Betinho desviou levemente de cabeça, para enfim o palmeirense ficar cada vez mais perto de gritar campeão. E sem o Coritiba conseguir sufocar, o jogo se encaminhou para a festa palmeirense começar. Enfim o Palmeiras volta a se campeão e quem sabe, uma volta ao grande cenários brasileiro. Conquista uma vaga na Libertadores 2013 e com bom planejamento e contratações de time grande, pode voltar a ser o velho Palmeiras que a torcida e o futebol merecem.

E foi assim, com emoção,alegria,libertação que Corinthians e Palmeiras acabaram com as piadinhas dos rivais, soltaram o grito de campeão e fizeram e fazem a festa. E já estão nas oitavas de fina da Copa do Brasil 2013, que terá os times que disputam a Libertadores e será disputada no segundo semestre, além de poderem se enfrentar de novo pela Libertadores. Mas por enquanto, o futuro é muito distante, o que vale é o agora.Até porque foi muito o tempo de sofrimento dessas torcidas. Agora é hora de gritar, comemorar! É Campeão!

Guilherme Giorgi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana