A chave para melhorar


Todo mundo critica, não gosta de assistir, xinga Mano Menezes, mas poucos nesse período de 2 anos dão as soluções para uma melhora a Seleção Brasileira. Mas um problema é visível e em minha opinião faz o time não andar do jeito que poderia: os volantes.
A saída de bola é problema para Mano desde que assumi. Já foram testados vários jogadores, e ao que parece só Lucas Leiva tem uma vaga nesse meio, e mesmo assim não absoluto pois está há quase 1 ano sem jogar. Hernanes, Ramires, Elias e outros foram testados, mas muitos se esquecem, que esses jogam como meias em seus times. Hoje, Ramires está de volta em grande fase, mas ele joga como um meia aberto pelo Chelsea. Na verdade, ele nunca foi volante. Desde o Cruzeiro, ele era um volante/meia de mais saída num time que tinha Fabrício e Marquinhos Paraná, posição que manteve no Benfica. Mas qual seriam as melhores opções?
Hoje, não temos muitos volantes com nível de seleção, mas existem 2 opções interessantíssimas para serem testadas: Ralf e Paulinho. Clubismos a parte, não achar que os 2 sejam os melhores volantes aqui no Brasil é ser cego. Mas vou explicar os s motivos. Primeiramente, os 2 se encaixam no que Mano precisa para montar a Seleção: excelente marcação com lealdade, ótima visão de cobertura do Ralf, e a saída de bola, velocidade e viso de jogo do Paulinho. Num esquema 4-2-3-1, não ter esse tipo de volantes é o premio passo para o fracasso.
Hoje a seleção tem 2 problemas: a falta de apoio na marcação à dupla de zagueiros e laterais, além de não ter rapidez e criatividade na saída de bola, para chegar os homens de frente. Com a dupla corinthiana, esses problemas podem acabar. Ralf não tem uma saída de bola primorosa, as como sabe o próprio Mano, é melhor marcador do país. Comete poucas faltas, leva poucos cartões, alem de ser o cão de guarda do Corinthians. Mas muitos vão falar que Ralf não tem nível de seleção, que tem jogadores melhores... Não tiro essas razões, mas como foi em 2002 com Gilberto Silva, a seleção tem que ter alguém que dê um suporte defensivo, ainda mais num esquema 4-2-3-1. Ralf poderia dar essa estabilidade defensiva. Até porque o primeiro volante não tem que ter a obrigação de dar um lançamento de 50 metros pro atacante fazer o gol.
Sandro que hoje é o titular e apareceu muito bem no Inter, não é um marcador e nem um volante de saída, fica meios função no meio e se perde. Isso se junta ao fato de ele não ser titular absoluto no Tottenham.
Já Paulinho seria o cara da saída de bola com inteligência e velocidade. Mano testou vários, mas ninguém se firmou. Essa posição de segundo volante talvez seja a mais importante do time. O jogo da Seleção é travado, inconstante, deixando sempre o meia - hoje Oscar- sobrecarregado, e a o time também não ter nenhum elemento surpresa. Além da consistência tática defensiva e ofensiva, Paulinho seria essa válvula de escape q falta ao Brasil. Vive grande momento desde Brasileirão do ano passado e mereceu ser lembrado novamente (agora sem obrigação de chamar jogadores que atuam no país o foi no Superclássico das Américas). Além disso, faz gols sendo um dos artilheiros alvinegro no ano. Seu entrosamento com Ralf seria um ponto a favor mais.
Outro fator pesa a dupla: o Corinthians joga no mesmo 4-2-3-1 há anos, então não precisariam de um grande período de adaptação, coisa que não se tem na seleção.
Além da dupla, só vejo Arouca em condições de ser convocado. Hernanes, Ramires, Fernandinho não são volantes. Elias pode até ser, mas o fim da sua passagem pelo Corinthians, já jogava como meia. Sandro não se encaixou, Lucas Leiva sem jogar, Rômulo ainda em início de carreira. São essas nossas opções. Poucas opções. Mano vem testando, tentando achar uma dupla ideal, mas em 2 anos não conseguiu. 
Talvez a cura não esteja tão longe. Por mais que leve criticas por levar jogadores do Corinthians por ter sido técnico do alvinegro, Mano tem que levar o q tem de melhorem ligar para as críticas e fazer a seleção jogar. Até porque, críticas ele já vem sofrendo há muito tempo. Fato é que, seja com quem for, de que time for, seja qual técnico for, sem uma dupla de volantes (mantendo o 4-2-3-1) que faça o time jogar e também dê estabilidade defensiva, nosso futuro numa Copa Das Confederações e Copa Mundo será nada promissor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana