Palmeiras se apequenando por sua própria incompetência!


Acompanho futebol desde final de 97, esse não disse esse Blog digo agora que sou Corinthiano, e daqueles que não perdem um jogo e se considera fanático sim. Mas que adora futebol antes de tudo e que sempre gosta de ver grandes times, grandes jogos.
Quando comecei a entender o que era futebol, quando me lembro do primeiro jogo do Corinthians foi em 95 na final do Paulistão, aquele gol do Elivelton na prorrogação, o título do Paulistão.
Via a cada ano que nosso grande rival era o Palmeiras, e foi assim em 97, 98, e principalmente 99 e 2000, quando se enfrentaram pela Liberadores e no Paulistão de 99 com aquela final épica com uma pancadaria jamais vista numa final. O são Paulo era sempre aquele clássico secundário, o que valia era ganhar do Palmeiras, que quase sempre se dava bem em cima do Corinthians nessa era Parmalat.
Mas o que acontece pra um time que desde 99 só ganhou 4 títulos?? Uma Libertadores, uma Copa dos Campeões 2000(que nem existe mais) um Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão em 2003 e um Campeonato paulista em 2008! 
Sendo que nesse período uma vergonhosa queda pra Segunda Divisão do Brasileirão com um time com Marcos, Arce, Nenê (destaque do PSG), Léo Moura, Dodô, Sérgio, Magrão. A saída da Parmalat, que faliu, foi avisada a diretoria do palmeiras que a fonte ia secar, mas o time não se preparou. (Caiu, voltou com um time de jovens promessas e com a força da sua torcida, numa Série B, talvez a primeira com grande destaque, pois tinha também o Botafogo), mas com times muito inferiores tecnicamente.
Voltou a Série A, logo vendeu seu principal craque - Vágner Love- e disputou 2, 3 Brasileirões não brigando por título, mas garantindo vagas na Libertadores. Até que parece de uns 5 anos pra cá, o Palmeiras se perdeu mais ainda.
A desculpa da queda era Mustafá, ele saiu se passaram 4 ou 5 presidentes (não me lembro agora, já contando com Arnaldo Tirone) e a bagunça parece cada vez mais instalada num time que se apequenou. Que deixou com que deixasse de fazer parte do grande clássico paulista, hoje sendo protagonizado por Corinthians x São Paulo.
Se perguntar hoje pra mim e pra vários corinthianos, se é melhor ver o Corinthians ganhar do Palmeiras ou do são Paulo, a maioria vai dizer São Paulo, ainda mais a faixa da torcida da minha idade, 22 anos. Pois hoje o palmeiras é um time de tradição, mas que entra pra competir e não pra ganhar um campeonato, e tirano de uma frase de Milton Neves, o palmeiras está virando uma Portuguesa!
Mas por que isso? Por que tanta desordem dentro do cube? Por que isso reflete tanto dentro de campo? Por que quando voltou a Série A o palmeiras não valorizou sua marca assim com o Corinthians fez e assim equilibrou suas finanças, sanando suas dívidas e expandindo a marca com patrocinadores e ganhando mais dinheiro a cada ano?Por que não consegue mais ganhar títulos, trazer jogadores de grande porte, por que a torcida se acostumou em bater em jogadores? Por que mesmo tendo nos últimos 3 anos os 3 melhores técnicos brasileiros - Luxemburgo, Muricy (que por onde passa ganha títulos e só no palmeiras não conseguiu, e isso por pouco, pois teve um Brasileirão nas mãos) e agora Felipão e nada muda e o time não volta a ser campeão e principalmente competitivo?
São vários porquês sem resposta infelizmente pra torcida palmeirense, mas também pro futebol brasileiro, que perde um time que vi sempre ser um Principal e que hoje ser coadjuvante já o basta. Onde se contrata tão mal, que bandidos travestidos de palmeirenses batem em jogadores do próprio time, pois estão descontentes com o rendimento do time. "Torcedores” esses que já discutiram com Luan, que se sacrifica e muito pelo time, mesmo não tendo futebol pra jogar num time como o Palmeiras, está sempre se dedicando, bater boca com marcos Assunção, principal arma do time pra fazer gols no ano. 
Será que as críticas não deveriam ser pra diretoria? Ou melhor, para as diretorias? Essas que desde 2002 fazem do Palmeiras um time com grande tradição, que revelou grandes jogadores que estão ente os melhores que o Mundo já viu que já ganhou vários títulos importantes, mas que hoje se sujeita a sujar a imagem de todos que fizeram a grandeza desse time?
Esses presidentes, vice-presidentes, diretores, técnicos, e até jogadores, como por exemplo, Kléber que fez de tudo pra ir pro Flamengo e não dando certo sua transferência, nunca mais foi o mesmo, esses são os grandes culpados de hoje a brincadeira de o Palmeiras hoje virar uma Portuguesa de Desportos não ser tanto uma brincadeira, e infelizmente uma realidade. João Vitor és ó mais uma peça no meio desse jogo que veio com o sonho de brilhar num time grande (se tem capacidade de estar no Palmeiras ou não, cabe a comissão técnica e diretoria) e é mais um exemplo de contratações furadas, e da decadência de um grande time, pois ele não é o único a não ter técnica pra vestir a camisa do palmeiras. Eu falaria uns 10 rapidamente. 
E ao mesmo tempo há um Valdivia que quase não joga e que custou os olhos da cara, um Kléber que agora chutou o pau da barraca de vez e pelo jeito pode não vestir mais a camisa do time que tanto quis voltar e fazer juras de amor. E um Felipão que fez um grande trabalho em Portugal, (mas em times, além de não ganhar nada desde a Copa de 2002, saiu rapidamente do Chelsea, foi depois se esconder 9e ganhar dinheiro no Uzbequistão), e que não esconde o descontentamento e arrependimento de ter voltado ao time que o consagrou ao mundo, muitas vezes tirando o dele da reta e só colocando na reta dos jogadores.
O que fazer pra melhorar? Difícil, mas acho que passa por um mudança geral, da postura de presidente, de toda a hierarquia do clube, de todos os setores de direção do clube, passando pela categoria de base que não revela quase ninguém, e usando ídolos como Marcos, um ídolo de todas torcidas e meu também (mesmo tendo defendido aquele pênalti do Marcelinho) pra que a marca Palmeira, de Leivinha, Ademir da Guia, César maluco, Evair, Edmundo, Djalminha, Cafu, Velloso, Sérgio, entre tantos outros, para ganhar dinheiro e levantar a moral da torcida ao mesmo tempo. Semelhante com que o Corinthians fez com a camisa Eu Nunca Vou te Abandonar, a Camisa Roxa, e até hoje ações de marketing que fizeram esse amor crescer mais. O Palmeiras tem uma torcida que ama o palmeiras e que só pede um time em que ela pode confiar e que possa honrar aquilo que ela já viu, e tudo que ela ouviu, dos seus pais, avós, tios, dos tempos áureos do Palestra.
Bandidos que se infiltram em torcidas organizadas nunca devem ser misturadas ao verdadeiro torcedor, e agressões são caso de polícia. Que a Diretoria a partir já desse ano e pra 2012 fazendo uma limpa n clube e estruturando tudo, possa fazer o Palmeiras ser o Palmeiras que quando comecei a ver futebol tinha medo, fica nervoso antes dos clássicos.  Pois como corinthiano quero ver uma semifinal de Paulistão como foi a desse ano, emocionante, nos pênaltis, quero ver um palmeiras brigando por títulos, um rival que ajuda o crescimento do futebol paulista e que engrandece o futebol brasileiro.
Um antigo e verdadeiro Palmeiras, e isso que os palmeirenses e que o futebol brasileiro quer de volta. E com certeza esse é o desejo dos rivais também, mesmo que secretamente. Reage Palmeiras, sua história seus ídolos e sua torcida precisam disso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana