Uma quarta-feira inesquecível


Eu ia esperar acabar a rodada da Libertadores pra escrever aqui, mas uma quarta, que parecia sem só mais uma, se tornou um dia histórico no futebol.
Começando à tarde, num jogo que a classificação já estava encaminhada. Barcelona x Bayer Leverkusen surpreenderam e fizeram um jogo muito bom no Camp Nou pelo jogo de volta da Liga dos Campeões. O primeiro tempo foi no ritmo do Barça, e com o início de um jogo histórico do melhor jogador do mundo dos últimos anos: Lionel Messi.
Ele simplesmente superou sua própria marca de ter feito 4 gols em uma única partida de Liga dos Campeões (contra o Arsenal pelas oitavas-de-final em 2010), e simplesmente fez CINCO gols hoje. Sendo que duas pinturas, encobrindo o goleiro, um com o pé direito (que em Messi não é um pé ruim) e outro com o esquerdo. 
Daí vi muita gente por meio do Twitter falar de comparações, muita gente já o colocando como melhor que o Maradona e o comparando com Pelé. Exagero? Para mim não.
Não tive oportunidade de ver Pelé, só vi seu filme e vários lances e gols. Ele não tem comparação. Também não vi Maradona, Zico, a fase áurea de Romário. Só vi Zidane e Ronaldo. Junto com todos esses que citei o Messi já está na lista dos 7 melhores com certeza. A ordem vai depender de gosto pessoal e daquele jogador que voce conseguiu ver mais. Mas é inegável não colocar Messi entre eles e não pelo menos pensar em comparar. Pois o que vemos hoje, seja você com 20, 30, 40 anos ou mais, é que Messi vai ser um jogador que daqui 100 anos vai ser lembrado, por estar fazendo história.
Se você o acha melhor que Pelé, que Maradona, que Zico, ou não, é totalmente compreensível. Incompreensível é não elogiar e admirar, aplaudir o que ele faz em campo, independente do adversário, seja um time fraco da Espanha ou o campeão da Libertadores.
Minha opinião: Messi tem tudo para ser o melhor jogador depois do Pelé. Uma Copa do Mundo daria a ele esse posto com certeza para todos. Mas mesmo que não ganhar, esse fato não irá apagar o que ele vem fazendo e que ainda vai fazer. E ainda tem no mínimo mais 10 anos de carreira e já tem quase 300 gols, sem ser centroavante. E vai ganhar o Prêmio de Melhor do mundo até ele falar chega.
Já à noite, a nossa maior esperança, nosso maior talento mostrou também o que pode fazer. Neymar fez 3 gols contra o Internacional, sendo 2 golaços, principalmente o segundo da partida, de onde arrancou de trás do meio-campo, passou por meio time do inter e deu um toquinho por cima de Muriel. Um golaço. Para de novo aparecer nos mais bonitos do ano.
São 5 anos de diferença de Messi para Neymar, a comparação nesse caso é viva e intensa. Mas o fato é que como Muricy disse hoje após o jogo, Neymar está no Top 5 de melhores jogadores do mundo, mas está bem distante de Messi. E isso não é demérito pro Neymar.
Ele pode muito bem chegar aos 25 tão bem como Messi está hoje, e que talento tem de sobra. Precisa evoluir em alguns pontos, mas que são totalmente reversíveis. Só não podemos jogar uma responsabilidade em Neymar para que sempre faça uma atuação no mínimo de Messi. Isso é desleal. Cada um joga num estilo de campeonato diferente, times diferentes e cada um tem seu tempo.
E hoje é o tempo de reverenciar os dois. Só que com bem mais intensidade a Messi. E isso não é anti-patriotismo, e sim a evolução de cada um. O Messi já e 3 vezes o melhor do mundo, está um nível elevado em comparação a todos, já Neymar está a cada dia melhor. Quem sabe um dia não vemos os dois jogarem juntos. Isso sim seria um prazer pra qualquer um que ame futebol.
Enquanto isso, que se compare Messi com Pelé, Neymar com Messi. Só se faz isso com quem faz a diferença. E vamos admirar o que fazem campo, porque com o tempo, mesmo que não superarem ídolos do passado, eles estarão escrevendo a história no futebol mundial. E nós, jovens ou velhos, estamos vendo e vivendo hoje a história sendo feita. Um brinde ao espetáculo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana