Agora o bicho pega!

Enfim temos os 16 classificados para as oitavas de final da Libertadores! Poucas novidades e algumas decepções!
A decepção fica por conta do Flamengo, que foi eliminado na primeira fase, assim coroando um ano em que o time se tornou uma verdadeira várzea. Dentro de campo, mas principalmente fora de campo. 
Com crises antes de começar a pré-Libertadores entre Ronaldinho Gaúcho e Vanderlei Luxemburgo, e sofrimento para eliminar o "poderoso" Real Potosí, o Flamengo foi demonstrando que não iria longe. A demissão de Luxa, mostrando a força de Ronaldinho no time, talvez tenha sido o começo do fim. Imaginaram que com Joel Santana, com seu estilo paizão ajustasse tudo, mas, sem um elenco digno de competir uma Libertadores, exceções feitas a Felipe, Deivid e Vagner Love, o melhor do time, a eliminação iria acontecer a qualquer hora. É hora de repensar tudo, é hora de repensar se vale à pena ter um ex-craque que gasta fortunas do clube, mas não rende o que ganha. O Flamengo se acostumou a ir levando com a barriga desde 2009,quando ganhou um título na qualidade de alguns jogadores que fizeram a diferença, e assim pensaram que ganhariam sempre. A hierarquia precisa ser posta e prática no Fla, antes que dê frutos piores.
O Vasco, que começou perdendo pro Nacional em casa, se recuperou e lutou ponto a ponto, gol a gol pela liderança com o Libertad-PAR. Terminou em segundo e vai pegar o Lanús, time arrumadinho e que foi líder no grupo d Flamengo. Não vai ser fácil. Duelo equilibrado.
Internacional e Santos competiam desde o início pra ver quem seria o líder do grupo. Só não contavam que o The Strongest complicasse u pouco a vida deles. No confronto direto, o show de Neymar na Vila fez com que o Santos, mesmo perdendo na Bolívia na estréia, fosse o líder do grupo e o terceiro melhor time da primeira fase. O Inter, que perdeu nessa última rodada pro Juan Aurich no Peru, se tornou o pior segundo colocado e vai pegar o melhor primeiro colocado: o Fluminense. O time gaúcho vem sofrendo com muitas lesões dos jogadores de meio-campo, além do imbróglio envolvendo o melhor jogador do time: Oscar. Isso se contar nas confusões de Jô, e supostos "castigos” dados a Dagoberto e Tinga no jogo contra o Santos na Vila. Vai ter que se superar nas oitavas para se classificar.
Isso porque o Fluminense, melhor equipe da primeira fase, mesmo não jogando tudo que sabe e pode, conseguiu uma classificação tranquila, vencendo o Boca na La Bombonera (mas depois perdeu no Engenhão), e com um elenco recheado, promete ser páreo duro para o Inter. O fato de ser o melhor time da primeira fase não representa muita coisa, vide Corinthians e Cruzeiro nos últimos anos respectivamente, mas com suas estrelas jogando o que pode,é um grande favorito ao título. Mas deve recuperar Fred, que não jogou a ultima partida, Wellington Nem e Leandro Euzébio que se machucaram no contra o Arsenal, além de Rafael Moura após o jogo reclamar de dores. Esse vai ser o grande dilema de Abel Braga.
Dilema esse que Tite no Corinthians vem desde o ano passado sabendo contornar muito bem, fazendo sempre com que o time jogue bem, com as peças que estão no melhor momento, e, esse ano com um elenco maior, tendo a oportunidade de deixar jogadores considerados “titulares” na reserva e "reservas" se tornarem titulares e não saírem mais. Após um começo sofrido, com gol de Ralf no ultimo minuto contra o Deportivo Táchira na Venezuela, o Corinthians mostrou talvez pela primeira vez uma maturidade dificilmente vista para jogara tão temida e sonhada Libertadores. Comum estilo de jogo de marcação forte e poucos gols, trazidas de 2011, mas que deram o pentacampeonato brasileiro ao Timão dominou os adversários, mesmo o Cruz Azul no México, onde criou grandes chances. Acaba a primeira fase como a segunda melhor equipe da primeira fase e a única equipe invicta da competição. E agora pega o Emelec, que tirou a vaga de Olímpia e Flamengo. Se mantiver o que vem jogando, o padrão, equilíbrio de jogo e não se aterrorizar por esta num mata-mata de Libertadores, deve passar pelo Emelec.
Bom, esse é o resumo dos brasileiros na primeira fase da Libertadores. Infelizmente, na melhor das hipóteses só teremos 4 nas quartas de final. E poderemos ter um Corinthians x Vasco nas quartas. E ainda temos a possibilidade de uma final brasileira. 
Olho em Boca, que apesar de não ter um timaço, tem camisa e tradição, um estádio que é um caldeirão e bota medo em todo mundo, a La U, que mesmo perdendo vários jogadores do ano passado tem qualidade, e o Atlético Nacional-COL, que vem sendo uma das grandes surpresas da competição, devem ser os que podem atrapalhar o caminho dos brasileiros. Menção a eliminação do último finalista Peñarol logo na primeira fase e do Chivas, que sempre é um time que chega longe, mesmo com a regra de que se for campeão, não tem vaga no Mundial de Clubes.
É isso! Torça por seu time se ele está ainda na Libertadores. Seque seu rival, independente se seu time está participando ou não. Até porque não existe Brasil na libertadores, e sim o seu time, o seu amor ao seu clube na Libertadores. Mas que pelo menos nossos clubes cheguem o mais longe, e porque não, vençam a competição, pois aí sim, o campeão pode ser o Itaquaquecetubense, mas quando perguntarem, daqui 10 anos, de que país ele é, vão falar: Brasil. E o nosso futebol precisa voltar a ficar em evidência, seja com qual time for em qual competição for!

Guilherme Giorgi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana