Virada de campeão!! E uma derrota que pode fazer a diferença no final!


Em Ipatinga, Corinthians x Atlético-MG lutavam por uma vitória como nunca. Um para se manter líder por mais uma rodada, pois não acontecendo, poderia cair para terceiro (como não iria acontecer com os resultados dessa quinta, mas o jogo do Timão foi na quarta), o outro pra se livrar do rebaixamento e começar uma reação nesse Brasileirão, assim como Cuca fez com o Flu em 2009.
Jorge Henrique perdeu um gol logo no inicio, e o jogo era equilibrado, mas o Corinthians ainda parecia desorganizado jogando com Alex e Danilo. E em uma bola a área, Dudu Cearense aproveitou bobeada da zaga (que já ta virando costumeira) e fez 1x0. O Corinthians tentava, mas não fazia por onde para chegar ao gol do Galo, e em mais uma bola na área, o árbitro, que no inicio do ano saiu em uma foto vestido com uma camisa do Flamengo, marcou um pênalti inexistente de Jorge Henrique, que havia sido puxado também no lance. Guilherme marcou. 2x0 Galo.
O Corinthians continuava sem conseguir chegar e criar uma jogada contundente e tocava bola como se parecesse que a chance iria aparecer do nada. E assim foi até o final do primeiro tempo. No intervalo, surgiram os personagens do jogo: Tite e Emerson. O técnico ousou e tirou Alessandro, que não estava em boas condições, e colocou Emerson, indo contra seus princípios no Corinthians, sempre de pensar em se defender (às vezes até demais) assim considerando sempre um empate melhor do que arriscar e buscar a vitória. Colocou Jorge Henrique de lateral esquerdo, Welder na direita, Sheik mais pela direita, mas com muita movimentação em todos os lados. E o Sheik arrebentou!
Entrou determinado, partindo pra cima e buscando jogo, até que depois de bola na área, desvio de cabeça de Danilo (mais uma assistência dele), Emerson completou de cabeça aos 3 minutos de jogo. 2x1. E cinco minutos depois, após bola espirrada no alto, Emerson dominou na intermediária, viu que tinha um buraco na defesa do galo e foi pra área. Réver o atropelou. Pênalti e expulsão do zagueiro. Alex cobrou e empatou o jogo. Em 8 minutos, o Corinthians tirou o prejuízo de toda primeira etapa, e virava o jogo totalmente a seu favor, tanto psicologicamente, quanto numericamente (jogadores). Mas faltava a virada do placar.
O Atlético jogava como o típico time que está ameaçado de cair e que vive uma fase ruim demais, que nada dá certo. Psicologicamente foi abaixo. Tentou algumas jogadas, mas com um a menos mais se preocupou ou em não perder o jogo. Tirou Magno Alves e colocou Serginho para marcar, depois colocou Jonatas Obina no jogo pra tentar alguma coisa ofensiva.
O Corinthians marcava bem, e jogava como nos 10 primeiros jogos do campeonato, sendo dono do jogo controlando as ações, e o gol saiu após grande jogada de Jorge Henrique pela esquerda que cruzou, Emerson cabeceou e ela caiu nos pés de Liedson, cara a cara com o gol, e ele não perdeu. Era uma virada histórica. Em 28 minutos o Corinthians jogou o que precisava pra vence o Galo. Após esse gol, Tite colocou Edenilson na vaga de Liedson, e o jogo ficou morno, sendo o Corinthians melhor se aproveitando de ter u jogador a mais. E n finalzinho em arrancada de Emerson, ele invadiu a área e sofreu outro pênalti. Alex bateu de novo, mas dessa vez Renan Ribeiro pegou uma batida não tão boa do meia Corinthians aos 46 do segundo tempo, mas nem isso serviu pra reagir a equipe do Atlético. Final: 3x2. Vitória que pode ajudar e muito na moral do time, importante, pois no fim da rodada serviu para se distanciar dos concorrentes, e ganhando do Figueirense sábado, vence o primeiro turno do Brasileirão.
De novo o Corinthians foi inconstante, sempre ia bem no primeiro tempo, e no segundo caía muito. Ontem foi o contrário. Mas pode ser a retomada daquele time do inicio do campeonato, mesmo não conquistado 93% sempre, mas com um time mais completo e quem sabe de novo mais aguerrido. Parece que a nuvem que pairava no Timão está indo embora, e nada melhor que uma vitória de virada fora de casa, com 2x0 contra pra mudar a maré dos últimos jogos.
E no fim a rodada foi excelente novamente com o Timão, assim como no fim de semana. Pois o palmeiras empatou em casa e não encostou no bolo dos lideres, Valdivia (até que enfim) fez o gol do palmeiras, e Titi (impedido) fez o do Bahia no Canindé. Em sete Lagoas, gols só no final do jogo. Marlos abriu o placara para o São Paulo que, logo em seguida, tomou um golaço de bicicleta (ou uma virada quase bicicleta) de Kempes aos 45 do segundo tempo. 1x1 e acabou assim, o América continua na mesma, enquanto o São Paulo perdeu a grande chance de ser vice líder e ficara 2 pontos do Corinthians.
Pois no Engenhão, para pouco mais de 10 mil pagantes somente, o Flamengo sem Ronaldinho Gaúcho, mas com Thiago Neves, estréia de Alex Silva, e jogando com 3 zagueiros enfrentou o Atlético-GO. Barbada né? Quem dera se fosse...
Pituca fez de cabeça após escanteio e saída totalmente errada de Felipe. Depois Juninho recebeu, invadiu a área e fez 2x0. E num primeiro temo pouco inspirado do Fla, o intervalo foi de sonho pro Atlético e pesadelos para o Flamengo. Mas sabia o que ainda viria.
O único ainda invicto no campeonato voltou do intervalo com Jael na vaga de Alex Silva, tentando fazer o mesmo que seu arquirrival pelo título fez na noite passada. Mas o Fla tentava só jogadas aéreas, sem conseguir criar uma jogada diferente, com Thiago Neves e Bottinelli apagados. O Atlético só subia na boa. E assim conseguiu mais um escanteio. E assim como no primeiro tempo, Felipe saiu mal do gol e Anselmo fez de cabeça. 3x0 pro Atlético em pleno Engenhão!!!
O Fla não se encontrava, Luxa colocou Diego Mauricio e Fierro no jogo tentando alguma coisa, tirando Deivid e Airton. Mas de nada adiantou. Só pirou!
Depois de uma baita jogada de Anselmo, que passou por Williams lindamente, invadiu a área, passou por outro e deu o gol para Diogo Campos. 4x0!!
Era histórico o resultado pro Dragão. Anda teve tempo pra Jael fazer o seu, após brigar na área e completar pro gol após cruzamento da esquerda. Mas não adiantava não tina mais tempo, Naqueles dias que nada deu certo, em que o Atlético jogou muito bem sob a batuta de Hélio dos Anjos, e com uma partida muito ruim de todos do Fla, inclusive de seu técnico que mudou o esquema no início pra estrear Alex Silva, O Fla perdeu grande chance de continuar colado com o Corinthians na liderança, e vi o Timão abrir 2 pontos de vantagem.
Na próxima rodada o Timão pega o Figueirense, time muito bem armado por Jorginho e bem na tabela, mas vindo de um 0x3 contra o Flu no Engenhão, enquanto o Fla pega o Inter no Beira Rio, com cabeça um pouco virada pra Recopa Sulamericana, mas agora com Dorival, quer encostar no bolo de cima da tabela pra lutar pelo título. Missão complicadíssima. Pros 2, mas bem mais difícil pro Fla.
Mas como já vimos nesse campeonato nada tem muita lógica, pra vencer bastar você estar num dia bom coletivamente e com vontade de ganhar, ligado no jogo, assim, a vitória não estará muito longe, pois o nível do campeonato é bastante lineado. Rodada excelente pro Timão, frustrante (ou não) pro São Paulo, e de muita dor de cabeça e explicações por parte do Fla. Esse é o Brasileirão 2011!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana