Haja coração!! E vem mais por aí!


Foi pura emoção. E não havia de ser diferente. Os quatro semifinalistas tiveram que suar muito e fazer suas torcidas sofrerem para se classificarem.
Agora, Corinthians x Santos e La U x Boca decidem quem serão os 2 finalistas.
Os jogos de volta começaram no Engenhão com Fluminense x Boca. Com muitos desfalques- erro de Abel que colocou Fred e Deco no final do segundo jogo do Estadual onde já estava decidido - sufocou o Boca no primeiro tempo e conseguiu o gol, com Carleto, que assim como seu pai previu em um sonho, fez de falta após desvio na barreira e a bola morrer no cantinho. Com Thiago Neves pouco inspirado, sentindo falta dos desfalques, o Flu pouco fez para ampliar e sair classificado sem necessitar de pênaltis. Rafael Moura teve ma boa oportunidade, mas por 2 vezes não conseguiu finalizar. O Boca no segundo tempo equilibrou, mas não sufocava como fez na La Bombonera. E quando parecia que tudo estava pronto para ir à disputa de pênaltis, o maestro Riquelme lançou bela bola na direita, e após cruzamento na área e chute na trave, Diego Cavallieri deu um tapinha pro meio da área, mas que sobrou no pé de "El Tanque" Santiago Silva, e assim selou a classificação do velho Boca, que é temido pela história recente na Libertadores, não pelo time atual que é bem abaixo dos campeões anteriormente, mas que é eficiente e sorte. E sabe jogar Libertadores. Ao Flu, faltou elenco, um pouco de sorte para não ter tido tantas lesões, e sofreu por perder na Argentina pela burrada d Carlinhos, que desequilibrou o primeiro jogo. O Boca corre atrás do sétimo título para empatar com o Independiente como maior ganhador de Libertadores. Ao Flu,resta o Brasileirão.
No jogo que fechou a quarta, outro jogou que fez muita gente praticamente morrer do coração.Um jogo que mexeu com todos os tipos de emoções: alegria,raiva,frustração,tristeza. Mas foi um jogaço. Não tecnicamente,mas em nível de disputa,foi o típico jogo de Libertadores. No primeiro tempo, poucas chances. Do lado do Corinthians, um chute de Emerson após cobrança de lateral na área e uma cabeçada de Paulinho que exigiu uma defesaça de Fernando Prass. No lado do Vasco, as faltas de Juninho pernambucano foram às únicas armas- sem sucesso- do time vascaíno,que pouco assustou,. Mas era um jogo aguerrido,nervoso, com muitos erros de passe e muito medo de tomar gol e perder o jogo.
No segundo tempo, logo no início Cristovão Borges colou Felipe no lugar do lateral Thiago Fetlri, machucado. E aos 10 minutos as coisas pareciam correr pro lado vascaíno: depois de jogada de Paulinho,que foi empurrado na entrada da área e Leandro Vuaden não deu falta -injustamente- , Emerson deu um carrinho na lateral e recebeu amarelo. Tite reclamou e Vuaden, de novo injustamente, expulsou Tite, querendo aparecer mais que o jogo. E em um jogo truncado como esse, sem seu comandante (que foi para a arquibancada literalmente), podia ser fatal. E quase foi isso porque Alessandro errou no meio de campo um lançamento pra área e mandou em cima de Diego Souza,que disparou para o ataque livre,pois o lateral era o ultimo homem do Timão. O meia correu e Cássio esperou o que o meia ia fazer. Ele deu um tapa no canto esquerdo de Cássio que muito bem colocado e sem cair antes,deu um tapinha para escanteio. Era um alivio para o corinthiano,que viu naqueles 8 segundos a eliminação,e também para Alessandro que não iria ser perdoado. E no escanteio seguinte, Nilton cabeceou no travessão, mostrando que se com essas chances o cruzmaltino não fazia o gol, tinha tudo pra classificação ser corinthiana. Emerson ainda chutou e após bela defesa de Fernando Prass a bola bateu na trave e gol não saiu. Da arquibancada Tite dava instruções para Willian e Liedson que entraram no lugar de Jorge Henrique e Emerson. O Vasco colou Carlos Alberto no lugar de Éder Luis. E aos 43 do segundo tempo,quando todo mundo já estava preparado para as penalidades, Alex cobrou muito bem o escanteio e Paulinho, livre,soltou o grito entalado na garganta e garantia o Timão na semifinal,coisa que só conseguiu em 2000. Teve subida no alambrado, abraço no torcedor, uma festa. Que ainda tinha que ter mas um sofrimento,pois em falta cobrada da direita,Cássio saiu mal e Rômulo cabeceou perto do gol já nos acrescimos. Com o 1x0 o Corinthians esperava o dia seguinte para saber se pegaria o Santos, La U ou Libertad. Vai enfrentar a primeira opção.
O Santos repetiu a atuação que fez em Buenos Aires, com um pouco de melhora. Ganso anulado e Neymar marcado por 3, fizeram o Peixe ter as melhores chances em bolas aéreas ou em raras tabelas. Em uma Alan Kardec desperdiçou. Na outra,ele converteu. E vamos começar as penalidades de quinta. E com os 4 santistas convertendo as quatro cobranças e o Velez desperdiçando duas, o alvinegro enfrenta o Timão na semifinal brasileira,garantindo o Brasil em mais uma final,coisa que acontece desde 2005. Clássico e confronto equilibradíssimo,sem favoritos. E  peixe perde ganso,que acabou de fazer uma artroscopia no joelho.
Em Santiago,para finalizar, a La U repetiu o 1x1 de Assunção e teve em Jhonny Herrera, o Superboy, que foi um fiasco no Corinthians o grande nome. Ele salvou com uma defesaça no ultimo lance do tempo normal, e nas penalidades,defendeu uma cobrança e colocou a La U na semifinal para enfrentar o Boca.
Nos pênaltis, aos 43,aos 45, com sofrimento até o ultimo segundo,até a ultima batida. Se saíram os melhores times, os que jogam mais bonito,cada um tem uma opinião. Mas com certeza esses 4 são muito merecedores da vaga. Há quem diga que o Santos seja o favorito por ter Neymar,mas que já duvidam pelo fato de ter sido anulado pelo Velez. Outros apostam no temido Boca. A La U vem com a base campeã da Copa Sulamericana do ano passado. O Corinthians, a  Corinthians. Desse não se prevê nada em Libertadores, e contará com um país inteiro contra, mas a República Popular do Corinthians quer provar que só precisa da sua torcida,e que dessa vez vai dar certo. Veremos.
O que dá pra prever é uma coisa: se já foi sofrido nas quartas, nas semis não vai ser diferente. É coração na boca, nervos a flor da pele e muita torcida,porque só 2 passarão. As batalhas começam dia 13 de junho, o que dá tempo para ficar no Brasileirão pros times daqui,além de recuperar alguns jogadores,seja na parte física ou na parte técnica.
Na Copa do Brasil,nenhuma surpresa: Coritiba x são Paulo, Grêmio x Palmeiras fazem a semifinal.
É isso.Façam suas apostas, sequem a vontade seus rivais, sofra,vibre,chore, faça parte do jogo. Seu time vai precisar!


Guilherme Giorgi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana