O sonho conquistado do Chelsea, Brasileirão e mata-mata


E se em 2012 o ano acabar, tanto Manchester City quanto o Chelsea podem comemorar os sonhados títulos desde que os clubes foram comprados pelos bilionários do mundo.
O Chelsea, que foi o pioneiro nisso (pelo menos em repercussão) nesse estilo, sempre teve o objetivo de ser um time grande, mas além de tudo Roman Abramovic, bilionário russo que investindo num clube pequeno-médio da Inglaterra, chega ao seu auge, bem no seu pior momento.
Após ma temporada muito ruim, com demissão de André Villas Boas, que tinha como meta renova o elenco do Chelsea. E foi nisso que sua passagem durou pouco. Mexer com Drogba, Lampard e Terry, que não são mais os mesmos de quatro anos atrás, mas que tem muita força dentro do grupo - e com Abramovic- (que o diga Felipão), os colocando no banco, sacando do time,mesmo que merecessem, fez com que o Chelsea estivesse mau na Premier League, e sem muitas expectativas para a Champions. Mas com Roberto Di Matteo, interino, que soube utilizar bem o time e principalmente os medalhões, armou uma retranca a La velhos tempos italianos, e foi eliminando um a um na Champions League. Passou pelo Nápoli, confronto que com certeza foi o divisor de águas do time, eliminando o ótimo time italiano na prorrogação em Stamford Bridge. Depois eliminou o Benfica nas quartas, mostrando o futebol que jogaria até o fim: com forte marcação, deixando o time adversário ficar com a bola, e matar o jogo num lance, numa falha, num contra-ataque. E foi assim que o Barcelona sofreu na semi. Em Londres massacrou o Chelsea, mas em um contra-ataque, Didier Drogba começava aparecer e ser o grande nome do time no título, ao lado de Cech. O Barça, favorito teve muitas chances, mas o ferrolho italiano imposto por Di Matteo dava certo. E no Camp Nou, mesmo com a expulsão burra de Terry, contou com um Ramires inspiradíssimo fazendo uma golaço no momento certo, e um time que se doava, sem estrelismo para se classificar. E se classificou, contando com a sorte de Messi não converter o pênalti, e no último lance para coroar o belo desempenho defensivo, teve até gol de Fernando Torres.
O Bayern desde o início sabia que a final seria na sua casa. E, junto com Barça e Real, era o favorito a levar a aça. Foi passando como um trator por Basel e Olympique de Marselha,peando um momento fantástico onde goleava a todo o momento no Campeonato Alemão e na Champions. Contra o real,num confronto equilibradíssimo,pênaltis. E a final em casa não era mais um sonho. Mas os Blues e os Bávaros tinham muitos desfalques decisivos pra final, e o Chelsea ainda perdeu Ramires,em ótima fase.
A final foi um jogo fraco,que só aos 38 do segundo tempo pareceu mesmo uma final,no gol de Muller. Aos 43 Drogba empatou após cobrança de escanteio. 1x1 e prorrogação. E logo no início,Drogba, o herói,repete o que fez no Camp Nou e faz um pênalti que pode acaba com o sonho londrino.Mas assim como Messi,que jogou na trave, Robben bateu mal,e Cech defendeu. Assim foi só esperar os pênaltis.
O Bayern em baixa,principalmente Robben,que ficou desolado a prorrogação inteira. 
Lahm começou as penalidades e fez, Mata perdeu. O Bayern tinha a vantagem e batia os pênaltis em frente sua torcida. Até Neuer chegou surpreendentemente a bater e converter o pênalti. Mas Olic, que entrou sem explicação no lugar de Muller (logo após ter marcado o gol), bateu mal e Cech, um monstro nessa Champions e retornando a ser aquele goleiro de anos atrás,pegou.David Luiz, Ashley Cole e Lampard converteram. E a bola era de Schwensteiger, o craque do time. Bateu bem,mas Cech defendeu com a ponta dos dedos e abola ainda foi na trave. E a tão sonhada Champions League estava nos pés de Didier Droga,que pode ter feio seu último jogo pelos Blues. Ele que não tem um bom histórico em disputa de pênaltis. Mas dessa vez não teve jeito: Gol, e título. O Chelsea é campeão da Uefa Chamipons League 2011/2012! E na temporada que a espinha dorsal desse time, que Abramovic formou no início de sua gestão,estava pior tecnicamente, onde no banco o técnico era interino. É, esse é o futebol que apaixona e que é imprevisível. Título merecido, pois soube das suas limitações e mesmo não apresentando um futebol lindo de se ver, usou as aramas pra vencer. E venceu!

Já por aqui no Brasil, o Brasileirão começou! Esvaziado mas começou. Com o Corinthians perdendo em casa pro Fluminense por 1x0,os dois times com reserva, o São Paulo perdendo de virada por 4x2 no Rio pro Botafogo, com show de Herrera que marcou 3 gols (e na pediu musica no fantástico), em ótima sacada de Oswaldo de Oliveira tirando Loco Abreu. O Flamengo não evoluiu nada na sua pré-temporada forçada e empatou por 1x1 com o Sport na Ilha do Retiro. O Santos reserva empatou com o Bahia por 0x0 em Pituaçu. E o Palmeiras empatou com a Portuguesa, com muitas vaias no Pacaembu após o jogo.O primeiro gol do brasileirão foi de Luan. O Inter venceu o Coxa mistão por 2x0 com2 golaços: um de Damião,com direito a drible da vaca e chute no ângulo (gol pra ficar noTop10 do BR) e outro golaço pela jogada do ataque colorado terminando com Dagoberto (outro gol que vai ficar entre os mais bonitos pela jogada construída). O Vasco venceu por 2x1 o Grêmio,os dois times poupando alguns titulares.Poucos gols na rodada, em um campeonato que começou,mas nem tanto.
Isso porque na quarta, Corinthians x Vasco se enfrentam na quarta valendo uma vaga na semifinal da Libertadores. Depois do 0x0 em u São Januário com gramado que mais parecia um pasto,qualquer empate com gols no Pacaembu é do Vasco. 0x0 é pênaltis. Pro Timão só resta à vitória.
Vitória essa que Fluminense e santos tem que conquistar,pois perderam de 1x0 em Buenos Aires pelo Boca e Velez respectivamente. O Flu,sofreu com a arbitragem de Jose Buitrago,que já ferrou com o Corinthians no Equador, e também com a imbecibilidade de Carlinhos. O peixe simplesmente não jogou, e ficou na marcação do Velez,que mesmo com 4 desfalques, venceu. Ainda temos La U x Libertad no Chile, primeiro jogo foi 1x1.
A partir de agora, seja pra qual time você torça, você já tem um sonho,uma meta pra torcer pra seu clube alcançar. É hora de atenção no Brasileirão,principalmente nos pontos perdidos neste inicio, e de ficar com o coração na boca,seja pela Copa do Brasil ou Libertadores. Porque em pouco tempo nesses dois campeonatos, algum time irá comemorar como o Chelsea comemorou na Allianz Arena!

Guilherme Giorgi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana