Os Campeões Estaduais e as emoções que virão


Enfim os Estaduais acabaram! 4 meses depois do inicio da temporada, o que para muitos é um atraso para os times grandes terminou nesse fim de semana. Para uns já terminaram na semana passada, devido à vantagem construída no primeiro jogo.
Começando pelo principal estadual: o paulistão. O favoritíssimo Santos, que já seria favorito contra muitos times grandes, pegou o surpreendente Guarani - que, diga-se de passagem, fez campanha surpreendente e merecedora de aplausos- e conquistou o título já no sorteio dos mandos de jogo, quando a FPF definiu que as decisões seriam no Morumbi. No primeiro jogo, o 3x0 alvinegro confirmou a superioridade. Hoje o 4x2 só sacramentou o título. O Santos é Tri-Campeão consecutivamente, teve o artilheiro e com certeza o melhor jogador do campeonato: Neymar, que na reta final do paulistão chegou ao centésimo gol pelo Peixe, passou Juari, João Paulo e Serginho Chulapa, cada vez marca seu nome na história, e faz o alvinegro praiano repetir o Tri, fato que não acontecia desde a Era Pelé. E conquistou um título no ano do centenário.
No Rio, o Flu que no primeiro jogo contra o Botafogo meteu 4x1, hoje mesmo sofrendo uma pressão do Fogão venceu com gol de Rafael Moura e sacramentou o título Carioca, que não conquistava desde 2005. Mas perdeu Deco, que saiu contundido, grande risco para quarta no jogo na La Bombonera contra o Boca, pois já não contará com Fred.
No Mineiro, o Atlético, que empatou no primeiro jogo contra o centenário América-MG, hoje sapecou 3x0 e conquistou o primeiro título no novo Independência. Mas  ao contrário dos campeões acima, precisa se reforçar para disputar em alto nível o Brasileirão.
Assim como o Internacional, que venceu o Gaúchão com sofrimento e de virada, em cima do Caxias. NO primeiro jogo o 1x1 em Caxias Na quarta uma eliminação na Libertadores. Hoje, sai perdendo em pleno Beira-Rio, mas com a entrada de D'Alessandro que incendiou o jogo e com o matador Damião sempre decisivo, nem o pênalti de Nei fez co que o título saísse de Porto Alegre. O Inter também tem que seguir como o Galo, contratar e se planejar para disputar o Brasileirão.
Na Bahia, depois de 11 anos, o Bahia empatou em 3x3 em um jogaço contra o Vitória e Pituaçu e depois de 11 anos, é Campeão Baiano. Em Goiás, o Goiás cm o 1x1 se sagrou Campeão Goiano em cima do Atlético-GO. Em SC, o Avaí que já havia vencido o Figueirense no primeiro jogo por 4x1, venceu hoje por 2x1 e se sagrou Campeão Catarinense. Detalhe: o Figueirense venceu os 2 primeiros turnos, e mesmo assim houve uma final, onde além de perder os 2 jogos e o titulo, perdeu o técnico Branco. Regulamento esdrúxulo, mas que o time assinou.
No Paraná, o clássico Atletiba terminou empatado como no primeiro jogo e foi ara os pênaltis. E o Coxa venceu, após Guerrón desperdiçar cobrança e Everton Ribeiro confirmar o Tri Paranaense.

Agora, a partir do próximo fim de semana começa o Brasileirão. Ainda no início meio esvaziado por alguns times por causa da Libertadores e jogos da seleção Brasileira, e depois Olimpíadas, mas que promete muito esse ano.
Mas já na quarta é emoção pura para as quartas de finais da Libertadores. Fluminense x Boca, La U x Libertad, Corinthians x Vasco, Santos x Velez. 
O Flu passou pelo Inter com sofrimento e de virada no Engenhão por 2x1, com 2 gols de bola parada. O Boca passou com 2 vitórias sobre o Unión Española. Flux Boca vai ser um confronto de tirar o fôlego.
A La U reverteu o 4x1 do Deportivo Quito na altitude da cidade equatoriana, e em Santiago no nível do mar sapecou um 6x0. O Libertad passou pelo Cruz Azul sem maiores dificuldades.
O Santos,assim como a La U, depois de perdeu pro Bolívar no morro de La Paz a mais de 4000 metros de altitude por 2x1, sofrendo com laranjada na cara de Neymar e muitas pancadas, revidou na boa e humilhou com um 8x0, fazendo com que os bolivianos pedissem piedade pros santistas.
O Velez passou com duas vitórias pra cima do ótimo time do Atlético Nacional, que se perdeu quando 3 dias antes do primeiro jogo das oitavas demitiu seu técnico por uma derrota no campeonato colombiano. O time argentino, mesmo não tendo os destaques do time campeão argentino do ano passado, tem uma base boa e pode dar trabalho ao Santos.
O Vasco teve que ir aos pênaltis, após ganhar em casa e perder na Argentina pro Lanús por 2x1. Mas a experiência do cruzmaltino fez a diferença e o Vasco enfrentará o Corinthians.
Ahhh, o Corinthians. Enfim tirou o fantasma das oitavas. Após 12 anos, e após um primeiro jogo nervoso e vergonhoso com relação à arbitragem, jogou simplesmente bola no Pacaembu e mostrou sua superioridade pra cima do Emelec, e com 3x0 espantou o fantasma das oitavas. Agora, enfrentando o asco em confronto duríssimo, tem ligeira vantagem, e ainda revive uma final que era esperada ano passado entre o atual Campeão e Vice do Brasileirão. Lembrando que as 4 vezes que chegou as quartas de final da Libertadores, sempre o Corinthians pegou clubes brasileiros, sendo que na ultima vez, em 2000, também pegou o vice campeão brasileiro, o Atlético-MG, que enfrentou o timão a final do Brasileirão de 99. Será que como em 2000, o Corinthians passa e chega a semi final, fato que só ocorreu uma vez?
Será que o chaveamento da Libertadores mudará para não ter nenhuma chance de uma final brasileira na Libertadores (caso esse que só acontece se o Santos for eliminado pelo Velez)?
De uma coisa eu, e quem está lendo tem certeza, agora cada jogo vale muito e é bom preparar o coração. Seja você na Libertadores ou na Copa do Brasil. Pois já que se fala que no Brasil o ano só começa depois do carnaval, no futebol, ele oficialmente ele começa depois dos estaduais!
Parabéns aos campeões e muita torcida (e "secagem aos rivais") no restante do ano!

Guilherme Giorgi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcante

Sensações

Loirinha geminiana